quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Você na REDE

Eu já falei que gosto muito quando a universidade 'desensala', sai das quatro paredes e compartilha conhecimento. Pois bem, neste semestre, em Teoria da Imagem, aceitei o meu próprio desafio de tornar público o conhecimento que estudamos e produzimos a partir das nossas análises.
Nós estudamos, eu e meus pupilos, a auto-imagem em redes e aplicativos. Trabalhamos com entrevistas a usuários de Facebook, Instagram, e os aplicativos Whats App e Snap Chat. Além disso, lemos a bibliografia encontrada sobre internet, redes, fotografia e pornografia, relacionamentos líquidos e mundo que se dissolve com uso de tecnologias do efêmero. Retomei Vilém Flusser, em filosofia da caixa preta e superficialidade das imagens técnicas, adentrei Zigmunt Bauman, conheci Bent Fausing, com seus estudos sobre selfie. E tantos outros autores. Fizemos o seminário com muita vontade e determinação, com feira da pechincha, arrecadamos dinheiro para motossom, cartazes e alguns sorteios para atrair a garotada de 13 a 20. Colocamos cartazes em lan houses e lanchonetes de Cachoeira.





 O público externo foi pequeno, registramos umas 15 pessoas que não tinham ligação com a UFRB. E um total de 130 pessoas no auditório, ouvindo os resultados de nossas pesquisas. Muitos, estudantes de jornalismo, publicidade, cinema, artes, ciências sociais, etc.

Desensalamos!!!!





Nenhum comentário: