quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Um horizonte belo

Cheguei de BH com uma sensação maravilhosa da diferença que a educação efetivamente causa. Brasileira, grande, no sudeste, com formação mista (tem muita gente de muitos lugares), a cidade de Belo Horizonte é totalmente diferente de São Paulo, Rio... e, meu Deus, muito, muito diferente de Salvador, no nordeste. Não que a localização geográfica tenha tanta importância assim, mas ver uma capital, que não esteja ao sul, com um aspecto ainda de cidade do interior, mas com tudo de bom que uma grande cidade pode proporcionar, é maravilhoso. Assim como fiz em Buenos Aires, Lima e em Havana, caminhei muito por BH. Subi e desci ladeiras por dois dias. Fui às praças, lindas, bem cuidadas e seguras. Fui à duas bibliotecas, centros de cultura, fui ao comércio. Caminhei. Também peguei bus (9211, 9214, 4665). Almocei no Mercado Central (onde vi 'deumtudo' e provei docinhos e comidas mineiras, fiquei hospedada em Hostel (Laemcasa) em Santa Tereza. Foi uma viagem barata, pra uma reunião de trabalho sem apoio institucional. Mas também foi uma viagem flanêur... para curtir a cidade, até porque a reunião foi apenas na noite do segundo dia. Não vi engarrafamentos, apesar de andar numa segunda-feira das 8h ao meio dia pelo centro. Usei banheiro público em dois shoppings, no Mercado Central (sou mijona mesmo, porque bebo muita água para evitar pressão alta) e em todos os banheiros paguei R$0,50 e encontrei os espaços limpos (quem paga, cuida mais). Não vi sacolas plásticas - todo mundo tem uma sacolinha de feira, comprei a minha.
E fiquei encantada com tudo. Achei a cidade limpa e bem sinalizada. Falando nisso, olha o prédio da Secretaria de Educação... imponente!!! não é á toa que Minas sempre foi o estado mais abençoado com universidades e bons índices da educação pública. Foi uma viagem breve, mas espero voltar lá mais vezes, e aproveitar mais desse jeitin mineirin de receber.

Nenhum comentário: