sexta-feira, 2 de outubro de 2015

O primeiro grande evento do curso de Comunicação da UFRB

Estou no curso de comunicação da UFRB há nove anos. O curso vem sofrendo por conta de uma série de ações pouco efetivas e um certo 'umbiguismo' (cada professor cuida dos seus projetos e desenvolve seus trabalhos com seus orientandos e nada era feito em conjunto). Nove anos de curso e finalmente conseguimos realizar um grande evento. O empenho de Jorge e Daniela foram fundamentais em fomentar o evento, através de projeto, mas houve envolvimento de vários professores, como Jussara, Hérica, eu, Márcia, Renata, Sérgio, Luiz, Maria de Fátima. E os estudantes, nem se fala, porque foi um pedido deles, que queriam ter um acontecimento acadêmico no curso. Por isso tivemos muitos e bons monitores, todos muito empenhados. Até alguns calouros, que mal chegaram e se depararam com uma greve longa, estavam lá, comprometidos, responsáveis e cheios de iniciativa.
O Recom uniu comunicação e processos históricos, uma união feliz, já se propondo a ser o evento do nosso mestrado. E já nessa primeira edição tivemos mais de 120 inscrições e apresentação de 39 trabalhos, com gente da Bahia e de fora, o que provocou um intercâmbio muito legal. Pessoas do Jornalismo, do Cinema, da Sociologia, da História... Conheci o Bruno Martins da UFMG e a Maurini Souza da UFTPR (com quem muito me identifiquei).
Entre os palestrantes, o Igor Sacramento, da Fiocruz, que me ofereceu ajuda em bibliografia que muito me interessa, por conta do projeto comunicação e saúde, que faço parte,  e o  Maurício Lissovsky, da UFRJ, que trouxe a fotografia, onde eu me senti contemplada.


Apresentei um trabalho sobre a pose e seu fortalecimento social e psicológico, desde a fotografia analógica até os processos digitais, e uma breve análise sobre a selfie.
Foi muito legal.
E no campo da sociabilidade e integração, o evento também foi muito bom para conversarmos sobre o curso, sobre Cachoeira, interagir com o pessoal da História e das Ciências Sociais.







Conhecemos o restaurante egípcio Horus, muito bom. Comemos muito, pois sentimos um tempero único, delicioso. E os doces...
Não podia deixar de registrar a minha alegria para novos tempos da Comunicação UFRB.

Nenhum comentário: