quinta-feira, 23 de junho de 2016

Vida em Mutação

Hoje eu me dei conta que estou dando uma mudada radical em minha vida. Vou parar com uma série de coisas que faço no automático. Vou mudar de casa, de cidade, de estado e de país. Meu trabalho rotineiro, que é ler e estudar coisas na minha área, planejar aulas, ministrá-las, corrigir coisas, reuniões, atividades de pesquisa e extensão... tudo isso ficará em stand by até o meu retorno.
Minha casa será desarrumada e rearrumada. Sobrará um apartamento sem personalidade, com um dono apenas no papel. Alguém passará a usar o que era meu, meus móveis, meu espaço. Com isso, me dei conta hoje que  estou em um novo recomeço. Vou ter  novos estudos, áreas que pouco me aventurava antes nas leituras, novas rotinas, menos roupa, hábitos mais saudáveis, como caminhar mais, pois vou me desfazer do carro, vou viver com menos dinheiro, talvez emagrecer, pois ando comendo gostosuras demais e minhas roupas andam muito apertadas.
Vou estar longe das coisas que conheço, de objetos de decoração que gosto muito, não vou conviver com as pessoas do meu trabalho, nem com amigos e nem com meus amados, no dia a dia.
Sim, mudanças exigem preparação. Rompimentos. Com os outros e conosco.
Pois sei que não posso ir com todas as manias, desejos, hábitos, que não se sustentarão, que não são necessários, que só me trarão sofrimento.
Então estou em verdadeiro processo de desapego. Que as energias que renovam possam me ajudar nesse desapegar material e imaterial.
Também estou em processo de eliminação - o 'não é'! Então um dia você acorda e percebe que muita coisa te deixa triste. Não todo tempo, mas tá sempre acontecendo. Lá no trabalho, por exemplo, uma situação que se repete e que te chateia, como o fato de dar aulas em uma sala que nunca está com equipamento em condições de funcionamento, sem que eu tenha que ir atrás de cabos, de técnicos, etc.  Não é o certo. Na sua casa, algo colocado em determinado lugar que toda vez que você vai pegar, te dá trabalho para ter acesso aquilo. Ora, não está no lugar certo. Com uma pessoa que você convive, o jeito dela fazer algo que te deixa irritado. Afff. Tudo isso está a te enviar uma mensagem muito clara:  Não é! Não é natural você ter que ficar irritado, chateado, triste sempre que aquilo se repete e aquilo se repete sempre. Ops, tá na hora de mudar esse padrão. E quem tem que mudar é você. Pois então, pelo não é, estou analisando o que vou conseguir mudar nessa alteração radical de vida.
Disciplina. Estou com a plena certeza que se eu não tiver disciplina, eu vou ter dificuldade para dar conta do tanto de coisas que preciso fazer neste processo de mudança. E de forma prática, é muita burocracia, é muita coisa para encaixotar, para doar, para vender, para organizar, para deixar regularizado, principalmente no trabalho, pois se tudo ficará em stand by, precisa ficar em ordem. E disciplina requer foco, requer objetividade, não procrastinar, não relegar, não jogar embaixo do tapete, não fazer pela metade, não iniciar e parar. Para que a disciplina se torne efetiva, criei uma metodologia: escrever em pequenos pedacinhos de papel o que precisa ser feito, colocar os papéis colados em um quadro que está numa parede por onde passo toda hora. Sim, lembrar e lembrar. Então a técnica foi escrever tudo o que vou precisar fazer para atingir meu objetivo.

Nenhum comentário: