segunda-feira, 26 de março de 2012

Em cantos da Chapada

A proposta era rodar pela Chapada. A única decisão que tomamos antecipadamente é que dormiríamos duas noites em Lençóis e uma em Ibicoara. Mas o resto estava em aberto. De Cruz das Almas, eu, Aless e Moacyr (primeira vez dele nas trilhas, na Chapada, era um batizado!). Nós seguimos para pegar Marcos em Lençóis, onde ele se instalou nos dois últimos meses.
Marcos, amigo do CS, que veio da Espanha para o Brasil para uma experiência sociológica e antropológica, não tem dúvida que escolher a Chapada foi a melhor decisão que tomou. Marcos teve a oportunidade de conviver com pessoas que tem histórias ricas e belas, leu livros, visitou lugares e coletou dados sobre o período de formação das cidades, a busca pelos diamantes, a rotina dos garimpeiros, as histórias por trás da História, e fez questão de compartilhar conosco suas descobertas e seus amigos. Fomos a dois eventos com ele. O primeiro no Bar Cana, perto de onde ele estava hospedado e lá vimos um pequeno sarau.
Mas o cansaço era muito e fomos descansar para no dia seguinte conhecer a Trilha do Buracão. Em Ibicoara ficamos hospedados na Casa da Roça, onde conhecemos a Bárbara e o Daniel, um casal mágico.
A pousada deles é um lugar encantador, com um projeto de vida interessante. Eles produzem quase tudo por ali mesmo, muitas árvores, plantas medicinais, muitas frutas, um café da manhã muito farto e delicioso, casinhas de roça para a gente ter a sensação que parou no tempo. Compramos tomates secos, gengibre e alho desidratado, frutas secas... e ganhamos jacas, que Marcos não tinha experimentado ainda.
A Casa da Roça fica a 4km da cidade e a 18 km da trilha da cachoeira do Buracão. Local perfeito para ver estrelas à noite, como fizemos, tomando vinho e procurando OVNI (eu, no caso).
A trilha do Buracão foi cheia de belas imagens e do meu desafio interno. Confesso que fiquei triste em alguns momentos, quando precisava realmente da segurança de outra pessoa porque meu joelho parecia que se dobraria para não mais me firmar. E eu refletia sobre a importância de tudo funcionar a contento, enquanto ia flagrando meus companheiros encantados com a paisagem e registrava o que me calava a alma.
Espero fazer um video com as imagens. No dia seguinte fomos a Mucugê conhecer o cemitério com uma mistura de estilos, mas que lembrava uma arquitetura bizantina. Na verdade, o cemitério Santa Isabel é um cenário muito bonito diante da Serra. E dá a sensação que quem é enterrado ali fica numa harmonia com a natureza.
A paisagem da Chapada é sempre surpreendente. E indo para Igatu, foi frequente pararmos para fotos do que os olhos não querem esquecer.
As casas nas pedras, as rochas, tudo é muito cênico. E viramos protagonistas em poses, porque cenário espetacular pede pose. Acho que ficamos envolvidos pela aura da beleza natural e naturalmente nos tornamos bonitos. Almoçamos uma galinha caipira em Igatu e o mundo ficou ainda mais completo.
Seguimos para Andaraí, para ver o poço azul. Por 15 reais é possível se banhar no lago, com acompanhamento do guia, equipamento para mergulho e colete! Como fomos depois das 15h, horário não recomendado, não havia mais sol, mas dizem que pela manhã é coisa de cinema! Ainda assim eu descia as escadas e pensava no tanto de histórias que um lugar como aquele deveria guardar. E Juracy, nosso guia, não se fez de rogado, além de nos fotografar, ele nos brindou com relatos do que já foi achado ali e quais eram as teorias sobre o poço e as ossadas pré-históricas, de animais e humanos, encontrados por mergulhadores.
Quando voltamos, fomos a um último evento com Marcos, desta vez na casa da Claúdia, uma argentina de Córdoba, que está há dez anos em Lençóis e tem uma agência de turismo. Ela reuniu pessoas muito especiais em torno de uma mesa farta, com Godô de banana, palma picadinha, galinha caipira e arroz de garimpeiro, para provarmos. Tudo muito gostoso e feito com muito carinho. Sabe o sabor que fica de estar sendo mimado? Foi o que senti. Foi um jantar encantado.

2 comentários:

Bel disse...

Só nao tivemos esse lance dos "eventos" nem ser hospedadas em casinha de roça, mas nossas experiências na Chapada também foram divinas! www.mochilagemfotografica.blogspot.com

Bjooo

wille disse...

Preciso ir em Ibicoara e conhecer essa pousada!