quinta-feira, 31 de março de 2016

Ação gerando ação - cidadania e educação

O Você na REDE ganhou outros caminhos. E novas ênfases.
Ontem fomos à Santo Antonio de Jesus apresentar o seminário no Colégio Status.
Na platéia meninos e meninas de 9 a 16 anos. Confesso que tivemos que alterar muita coisa em função de pessoinhas tão novinhas, mas valeu a pena, acho que o trabalho educativo foi maior.
Pensando em contribuir com a nova lei de combate ao bullying, falamos muito sobre as reações violentas nas redes, os desrespeitos,  nudes, selfies, relacionamentos líquidos, o fato de tratarem a mulher como objeto e que isso gera violência quando uma imagem de intimidade vaza, e claro, demos mil dicas de como se proteger no facebook, usar corretamente o instagram, usar what´s app de forma colaborativa, principalmente em casos de emergência, além das potencialidades do snap chat.



Fomos à convite da Janúbia Oliveira, diretora, super simpática. Ela e a coordenadora Flaviana nos deixaram super à vontade, e nos receberam com tudo organizado e bonito. O Reginaldo fez divulgação na rádio Andaiá FM e penso que isso foi legal, porque até a Secretaria Municipal de Educação e um representante da Secretaria Estadual, estiveram no evento.


Faixa na frente do Colégio, um cesto para receber as doações (um quilo de alimento não perecível), que os alunos da casa e os professores convidados das redes pública e particular levaram para participar do evento e a gente viu um evento gerar várias ações.


Foi muito legal!  Ao final, ganhei flores (que adoro!) mas confesso que fiquei sem graça, pois não fiz mais que minha obrigação, ao levar os resultados de uma disciplina tão rica, quanto Teoria da Imagem, para fora dos muros da Universidade.
Depois a Janúbia nos entregou o resultado do seminário: Mais de 60 Kg de alimentos, que doamos para o Asilo de Idosos de Cachoeira ontem mesmo.


Vi que os estudantes-palestrantes ficaram super orgulhosos do seu trabalho, gerando cidadania e educação.
Penso que todos os cursos universitários precisam dar retorno social. Mesmo pequena como a nossa ação, ela gera novas ações. Não dá nem para dimensionar as mudanças que podem causar. Se cada menino e menina conseguiu aprender algo sobre respeito, uso consciente das mídias, isso já vai fazer grande diferença. E podem ser multiplicadores.  A transformação só se dará assim, em pílulas, todo mundo fazendo um pouco e na soma, serão grandes mudanças nas novas gerações.


Nenhum comentário: