terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Youtuber, novo comunicador

Ah, se na minha época de recém formada alguém me oferecesse a oportunidade de ter meu próprio canal de comunicação, eu teria criado um, sem dúvida. Assunto não faltava. E ainda hoje, acho que há público para tudo. A internet permite a segmentação máxima.

Por isso, pensando no quanto há de conteúdos possíveis, levei meu amigo Jorge Filhu, criador de  canais Youtube, para uma palestra na UFRB, para meus alunos de Teoria da Imagem. Tenho 18 alunos nesta disciplina e ainda abri 22 vagas para quem pudesse vir assistir. 40 em uma sala comum é razoável. Que decepção, menos de 15 pessoas foram. Nem mesmo todos da turma apareceram.

Tem horas que dá um desânimo ser professora de Universidade e formadora de novos profissionais. Penso que boa parte dos estudantes que se matriculam não tem ideia do que é mesmo ser um futuro profissional em comunicação. Não tem emprego na esquina. Quase não há concursos para comunicadores.

Vivo dizendo que os cursos precisam ensiná-los a gerenciar seus conhecimentos e a serem fomentadores, gestores, criadores de oportunidades.

Pois bem, o Jorginho tem experiência como criador, youtuber, ganha dindin com seus canais ou criando canais para outras pessoas. Durante duas horas ele foi super didático, deu conceitos,  trouxe dicas de como criar, buscar bons conteúdos, monetizar, falou de softwares, hardwares necessários para ter seu negócio, mostrou seu trabalho,  etc. Claro que a platéia pequena foi participativa e acredito, a palestra pode render frutos.

Eu até me animei e acho que vou criar meu canal sobre o Inevitável, página que já tenho no Face. 

Nenhum comentário: