segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Carnaval da pose

Há quatro anos ensaio ir ao Carnaval de Maragojipe e este ano finalmente fui, com companheiros do CS, conhecer a folia de Momo, bem ao estilo interiorano, que mescla um pouco dos velhos carnavais de quando eu era menina, com suas marchinhas, fanfarras e bandas, meninos soltos pelas ruas, porque há sempre alguém conhecido de olho nos filhos da comunidade. Mas há um toque especial, dado pelo desfile de belas fantasias dos maragojipanos, em todo o centro da cidade.
Com uma tradição secular de promover e incentivar o uso de adereços e máscaras no carnaval, Maragojipe nos surpreende pela variedade de fantasias e pela disponibilidade dos mascarados em posar para quem fotografa.
Fiquei pensando em todos os textos que li que faziam referência à pose fotográfica, ao ver os grupos elaborando gestos para serem imortalizados em câmeras de pessoas desconhecidas, em arquivos que nunca olharão, ou que nunca enxergarão as fotos impressas. Adorei os grupos caminhando em direção dos que estavam com suas armas de raptar imagem, se predispondo ao instante congelado. Há toda uma encenação, são pacientes, caminham horas, indo e vindo pelas praças do centro de Maragojipe, e aguardam todos fotografarem.
E são muitos, os que com suas amadoras ou profissionais câmeras, não querem perder nada. A metalinguagem da foto da foto, aqui é fácil, fácil...
Quando falamos algo com os mascarados, mudam a voz. _ São personagens, deixam claro. Se havia ali alguém conhecido, ignoro. Mas vi também fantasias de rosto quase nu, apenas maquiado ou transvestido e acho que a doação é ainda maior, porque muitas vezes há o feio, o ridículo ou até o grotesco, que se revela na lúdica brincadeira momesca, flagrada em fotos para a posteridade. Impossível não rir quando nos deparamos com algumas caras e bocas de quem ousou vivenciar a festa de verdade. Magnífico, pensei.
E do lado de cá da máquina que fotografa, eu senti uma pontinha de inveja (branca), de quem se lambuza deste carnaval ingênuo, liberto, romântico e generoso. E me prometi: um dia serei eu a fotografada.
Eu e a Galera CS, foto de Greg

8 comentários:

Taisa Ferreira disse...

Nossa, fiquei tentada a conhecer, esse ano ouvi mtos comentários e indicações, ano que vem vou anotar na agenda. Belo texto e belas fotos. Abraços!

Favuca disse...

O Carnaval de Maragojipe é realmente encantados. Mas não demore de sei deixar fotografar lá, porque logo logo ele também será privatizado.

Carlos disse...

Gostei da descrição. Acho que os maragojipanos fazem bem sua parte, mas os governos municipal e estadual deixam a desejar (como sempre), pois a estrada de São Félix para Maragojipe está muito ruim. Além de não ver banheiros públicos para os visitantes também falta os empresários se conscientizarem. Em bares e restaurantes ouvi pagode e arrocha, o que é uma pena.

Naudielle Silva disse...

Nossa, não tinha idéia desse carnaval relativamente perto de nós, amei! Deu vontade de conhecer de perto! Um beijão pra vc!

Laís Sousa disse...

Own, dá até vontaade de conhecer. E quanta foto liiinda!

Chico Alvarez disse...

Parabéns, Leninha, pelo primor do teu registro fotográfico. Tua costumeira sensibilidade à flor da pele se mostra encanta e muito presente também neste trabalho.

Anônimo disse...

Se você sair de careta uma vez na vida, irá querer sair todos os anos. Fala de um maragojipano da gema.

Obs.:Essa galera da fralda e as chapeuzinhos vermelho eu conheço.

Bel disse...

Vamos deixar combinado: Ano que vem você posa e eu fotografo!