sábado, 8 de maio de 2010

Tá no papo, tá na gaita!

Eu não tinha idéia do quanto podia aprender sobre um instrumento, num simples programa despretencioso de sábado à tarde. Descobri muitas coisas sobre a 'harmônica', para nós baianos, a pequena gaita, que sempre adorei ouvir em solos de blues. 
O Projeto Papo de Gaita, na Casa da Música, lá na Lagoa do Abaeté, Itapoã, me surpreendeu. O jovem Luiz Rocha, que conduz o papo, na verdade faz quase um mini-curso, contando a história do instrumento ao longo de mais de dois séculos, fala de diferentes gaitas, mostrando a diferença sonora entre elas e, pelo menos nesta segunda edição, apareceram tantos apaixonados que tocam, dando 'palhinhas', falando de suas histórias e relação com a gaita, como o Leo Castro, um senhor de 75 anos que tocava na noite dos anos 1950 em Salvador, ou um jovem fotógrafo que mostrou dezenas de fotos que fez ao longo dos anos que acompanha os encontros sonoros permeados pela gaita. 
Gostei tanto que comprei uma pequena gaita para o meu Arthur. O projeto vai ter diversas edições, e o Luiz toca na noite em Salvador. Para quem gosta de gaita, vale conferir a agenda do moço www.luizrochaharmonica.com ou www.papodegaita.com

Nenhum comentário: