sábado, 23 de setembro de 2017

Os brasileiros descobriram Portugal

Esta semana uma notícia confirmou o que empiricamente eu já vinha observando: os brasileiros estão a invadir Portugal! (risos)
O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras Português divulgou  que os pedidos de visto para residência no país aumentaram 1.300%. Isso mesmo. Antes de agosto eram 300 pedidos de visto por semana, para morar em Portugal. Já na primeira semana de setembro foram 4 mil pedidos de visto ( 4 mil em uma semana!)...
Claro que nem todos são brasileiros, mas sim, os brasucas são a maioria. Mas também há ucranianos, cabo verdenses, venezuelanos, entre outros. Em São Paulo, o consulado português já avisou que um visto, que levava em média 60 dias, agora tem o prazo de 90 dias ou mais. Só no mês de agosto deste ano, o consulado português em São Paulo recebeu mais pedidos de visto do que o total do ano passado inteiro. Esse atraso em emitir os vistos fez com que o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras iniciasse um diálogo com as universidades Portuguesas, para que alterem seus calendários de seleções destinadas aos estrangeiros. Os vistos de estudantes são tratados como prioritários, por conta dos prazos para os alunos se apresentarem nas universidades portuguesas.
Mas para além da notícia, eu queria falar um pouco sobre essa moda por Portugal. Portugal está entre os países mais pacíficos do mundo. E suas universidades são bem classificadas na Europa. É como se os brasileiros de dois grupos bem distintos, estivessem descobrindo um novo cenário em terras lusitanas.
O primeiro grupo é o de jovens estudantes. As universidades portuguesas, em sua maioria, aceitam as notas do Enem. Talvez custear um filho em Portugal, seja mais em conta do que pagar uma universidade particular em uma grande cidade brasileira. Aqui sobram vagas de mestrado e doutorado. Há muitas opções de cursos bem diversos, alguns bem tecnológicos. Isso tudo atrai quem quer fazer uma universidade e ter uma experiência fora do país.  
E o segundo grupo é bem específico: são aposentados com uma situação financeira estável. Isso inclui profissionais liberais e funcionários públicos que estão aposentados, conseguiram ter algum patrimônio e querem vida mais tranquila.  
Cá em Braga o grupo de aposentados brasileiros é muito forte e só cresceu neste um ano que eu aqui estou. Eu conheci muitos casais que alugaram seus apartamentos no Brasil e vieram morar aqui. E o grande motivo é a fuga da violência generalizada no Brasil. 
Porque envelhecer é um processo difícil. O corpo  e a mente querem tranquilidade. E qual o idoso que consegue andar em paz nas ruas do Brasil?
Cá em Portugal o que mais se vê são pessoas com mais de 70 anos andando pelas ruas, sozinhas ou em grupos, nos cafés, lendo jornais nas praças. Uma vida muito tranquila. Aqui os motoristas de ônibus urbanos respeitam muito o idoso. Eu vi, diversas vezes, os motoristas aguardarem todos os velhinhos estarem sentados e em segurança, para então prosseguir. E olha que aqui tem é velhinho andando de ônibus. Não há pressa. A segurança, o respeito, são muito mais importantes. Também vemos muitos velhinhos nos eventos culturais. Participando ativamente. Então isso explica o quanto é importante envelhecer em um país que oferece dignidade ao idoso.  

Nenhum comentário: