quinta-feira, 31 de agosto de 2017

T0 (T-zero) nunca mais...

T0 é a sigla para um ambiente único, com banheiro (ou casa de banho), que congrega em 30, 40 m² ou mais, um espaço de dormir, com cama e mesa de cabeceira, armário para roupas, também tem balcão de cozinha com pia, fogão, microondas e um frigobar (frigorífico), as vezes máquina de lavar roupa, e quase sempre tem mesa e cadeira.
Pois bem. Ao chegar em Portugal, busquei essa opção, pois queria custos reduzidos e claro, imaginei que um T0 seria mais fácil para limpar, para decorar, para manter (menos produto de limpeza), menos tapetes, etc... mas não conhecia as desvantagens desse ambiente.
Prédios com T0, tem diversos quartos desses, uns colados nos outros, e a privacidade é muito reduzida. Ouvi momentos íntimos de vizinhos com muita frequência. Também é complicado os saltos altos das vizinhas, os cachorros, e todo tipo de barulho, atentando para o fato do português costumar chegar em casa após as 23h com muita frequência e sair cedo para trabalhar, o que significa acordar com barulho de saltos altos e querer dormir e ter saltos altos ou camas rangendo em momentos de sexo.
Outra questão que vivenciei de extremo desconforto, foi um longo inverno, em que o ambiente do T0 é grande demais para um aquecedor normal fazer efeito. O aquecedor ficava ligado o dia todo e não aquecia nada. Minha conta de luz mais que dobrou  e eu ainda morria de frio em casa. É preciso um ambiente de 15, 20 m² para o aquecedor agir. E o T0 quase sempre é bem maior. Comprei tapetes para tentar aquecer o ambiente, comprei mais um aquecedor e nada. Eu passei a usar o aquecedor embaixo de uma mesa de granito, pois a pedra aquecia e liberava calor, mas quase sempre minha casa estava mais gelada do que quando saía para a rua. A noite, embaixo de um edredom mais grosso, tudo se resolvia, mas o dia era um tormento.
Outra questão que me incomodou foi receber um técnico para ligação de telefonia, ou consertar o bocal da eletricidade do quarto e ter uma cama no ambiente, porque dá sempre uma sensação de lugar íntimo. Complicado receber visitas. E o meu T0 tinha apenas portas para uma varanda. Quando abria, acesso para a vizinhança ver a intimidade. Agora no verão, o T0 é um forninho, pois se quero ventilação, tenho que expor meu quarto de dormir a quem está do outro lado da rua. Enfim, não foi uma experiência boa. Mas sim, fácil de limpar, fácil de decorar e relativamente barato.


Aluguei meu T0 por 240 euros mensais sem máquina de lavar. E tive amigas que alugaram T1 por 250, 270, e T2 por 275, 300... enfim... penso que hoje com a experiência que tive, penso que pagar um pouco mais também compensava.
Fica a dica para quem nunca viveu a experiência, saber como lidar com as vantagens e as desvantagens.
 

Nenhum comentário: