sexta-feira, 19 de maio de 2017

Aveiro, a Veneza portuguesa

Aveiro do cheiro de mar. Do vento no cabelo.
Fui no inverno e na primavera. É sempre a mesma sensação. Uma cidade encantadora. Chega-se de comboio em Aveiro. Para quem está em Braga, Guimarães ou Porto, compensa usar o bilhete turístico. Ida e volta em 24 horas custa 7 euros. De Braga é preciso descer em Campanhã, uma estação do Porto, e mudar de trem. A viagem de ida e volta consome mais de 5 horas. Mas vale muito a pena. E depois de Gaia, vê- se mar em boa parte da trilha dos trilhos...

Há uma ponte da amizade e dos namorados. Com seus cadeados, seus laços e suas promessas de amor que duram, amarradas nos ferros da ponte que atravessa uma das rias de Aveiro.

Há uma ponte moderna e um visual que é obrigatório para quem não dispensa as fotos do 'eu estive aqui'.
 A primeira vez que fui, meu filhote me acompanhava. Era inverno. Um baita sol, um dia lindo, mas muito frio. As rias (ruas de água do mar), que atravessam a cidade, proporcionam um lindo passeio nos Molicieiros, os barcos usados para recolha de algas, que hoje são usados como transporte para turistas. O passeio pelas rias custa em média 8 euros e dura 40 a 50 minutos.
Passa pelos canais e há sempre um(a) simpático(a) guia a falar da história da cidade, dos prédios mais importantes, da extração de sal e da ligação dos canais com o mar, através da eclusa. Ainda assim curtimos muito o passeio de moliceiro.


 Percorremos uns 4 ou 5 canais, cruzando a cidade.


 Da segunda vez que fui, conheci Sr. António, que ao saber que eu nunca tinha provado os 'ovos moles de Aveiro', preparou-os com todo o cuidado. A massa de hóstia, bem fina e um creme de ovos cozidos  levemente, adocicado, é a iguaria desta região. Confesso que não me apetece muito o gosto do ovo, mas a massa é uma delícia.






 Dessa segunda vez, fui com minhas queridas Vanderly e Mariana. E fiquei encantada outra vez.

  • Ainda mais por poder mostrar para elas porque eu me encantei da primeira vez.



Almoçamos um bacalhau maravilhoso.
 Vimos grupos de jovens festejando a primavera, tanto universitários quanto meninos escoteiros.





Pequena, Aveiro tem poucas atrações turísticas. Mas surpreende pela beleza do que oferece.
Fiz lindas fotos de Aveiro. Fui três vezes e volto quantas vezes me convidarem.
 

Nenhum comentário: