segunda-feira, 1 de maio de 2017

A batalha de beleza em Barcelos

O meu 1º de maio, Dia Internacional do Trabalhador, foi lindo. Foi cheiroso e colorido. Em Barcelos, a 20 km de Braga, há, neste período, um evento tradicional e que vale muito ir conhecer, a Festa das Cruzes, com shows, feiras de artesanato, parque de brinquedos armado na praça, muita gente circulando, muitos turistas...



Mas o ponto máximo acontece na Avenida da Liberdade, uma das mais importantes da cidade, quando associações e agremiações organizam-se para um desfile com carros, bandas e pessoas, que saem às ruas, enfeitadas e fantasiadas, com cestas de flores e jogam nos espectadores, naqueles que foram lá, prestigiar a alegria do momento. É a Batalha das Flores.









Eu contei mais de 20 veículos, entre caminhões, caminhonetes e carros pequenos, lindamente enfeitados e com seus personagens divertidos.
Muito sorriso, uma energia de vida e alegria. Fiquei muito feliz e claro, fiz minha crônica fotográfica desse momento mágico, para eu não esquecer e para quem quiser conhecer.

A BATALHA

A munição: flores de todas as cores. Muita munição, cestos cheios no início do desfile. No porte dos 'soldados', percebe-se o orgulho de participar desta festa linda.





















 Carros tão lindamente decorados, a cidade toda envolvida.


O guerreiro dessa batalha: gente sorridente, que parece incansável, mesmo com a idade revelada na cor dos cabelos.

Mas no meio da brincadeira, vemos a juventude do sorriso e do gesto.
Já a guerreira, mulher de fibra, que no gesto, parece enviar toda a primavera de uma vida nova a quem está na plateia.



O ataque, um momento de ludicidade, uma catarse, um riso solto, um momento de interação. Impossível não ficar contagiado.



Eu, o alvo! receber flores é sempre um prazer.




















Nenhum comentário: