segunda-feira, 12 de março de 2018

Meu menino agora é meu rapaz. E meu amigo.

Desde que eu me tornei mãe, eu sempre imaginava o dia em que todo e qualquer diálogo seria possível com Arthur Frederico. Aqui vale uma observação: esse blog foi criado em 2008, com essa finalidade, para que eu pudesse escrever logo após um acontecimento ou sobre um assunto que um dia eu poderia dialogar com ele. Um blog de coisas 'adultas' ainda pouco acessíveis para o universo do meu menino. O menino cresceu. Esse dia chegou.
Meu guri esteve em Portugal de 18 de dezembro a 25 de Janeiro. Comprovei que aos 14 anos, meu rapazinho já conversava de tudo. Mesmo quando não dominava bem o assunto, sabia ouvir e muitas vezes procurava pesquisar do que ouviu e retomava a conversa já com um posicionamento mais definido. Lembrou-me a mim mesma na adolescência. Eu pesquisava em uma grande enciclopédia de 15 volumes que tínhamos em casa. Ele vai à sites especializados. Gostamos do conhecimento.
Mas Arthur é um menino, gosta de games, muitas vezes prefere ficar no playstation ou no notebook, a fazer outros programas. Mas quando saíamos juntos, sozinhos ou com amigos, mostrou-se um jovem atencioso e sempre procurou interagir, conversar, olhar nos olhos dos interlocutores e participar ativamente da programação.
Por conta disso, todos os meus amigos que o conheceram fizeram elogios sobre ele. E diziam-me que era inteligente e comunicativo. Houve até quem ficasse surpreso ao saber que ele só tinha 14 anos, tal o nível de interação.

Penso que estas qualidades nos atuais dias, onde há tantos jovens alienados em seus mundinhos virtuais, é mesmo uma dádiva.
Uma amiga em especial, a Daiane, que ao conhecê-lo, disse-me que eu o incentive ao que ele almejar, mesmo que seja um curso universitário fora do país, pois ela o achou de um domínio excelente do inglês.
Outra maravilhosa constatação ao sair com meu filho, é que tenho um parceiro para uma coisa que adoro: experimentar delícias e coisas exóticas.





Arthur come de tudo. Experimenta tudo. Adora experiências degustativas. Isso também surpreende os amigos.
Meu rapazinho foi a melhor das minhas companhias aqui em Braga e por onde passeamos. Desta vez fomos à Lisboa e Coimbra.
Aqui por perto fomos à Barcelos, Apúlia, Vila do Conde, Guimarães, Esposende e, claro, ao Porto, com direito à visita ao Estádio do Dragão e seu museu interessante. Foram intensos 39 dias de companhia que enchem-me de saudades. Dia 13 de Março meu menino completa 15 anos. Eu completo também 15 anos de uma maternidade feliz. E da experiência de viver um amor maravilhoso com este que já é meu melhor amigo, como meu pai também o foi. 







2 comentários:

Andréa Moreira disse...

Como é bom vermos os filhos crescerem. A maternidade é maravilhosa, uma experiência única. Arthur me lembro de você pequeno, em minha casa. Foi apresentado ao Lighthouse Family e gostou tanto que te entregamos o DVD. Será que ainda ouve, ou se lembra? Também não me esqueço de uma infecção urinária, naquela fase em que os garotos 'mexem' demais nas partes íntimas(risos). Enfim, boas lembranças.
Alene, amiga, você é uma mulher determinada, um exemplo pra mim.
Quero reencontrá-los. Saudades, beijos.

Dee Dee T. disse...

Parabéns para o Arthur Federico e para a mãe maravilhosa que ele tem!! O Arthur é uma pessoa incrível! Ele será o que quiser ser! Não tenho dúvidas. Ainda vamos vê-lo brilhar muito!!