segunda-feira, 29 de novembro de 2010

O social na educação

Estou ministrando pela segunda vez a disciplina Comunicação em Organizações Sociais em uma turma de Gestão em Cooperativas. Turma noturna. Mais de 50 alunos. Tem gente de Cruz, Santo Antonio de Jesus, Feira de Santana e Castro Alves.
Lancei um desafio de uma campanha de comunicação, para que eles, em grupos de 4 ou 5 pessoas, desenvolvessem com uma instituição sem fins lucrativos, que visasse, além de divulgar a existência e os serviços oferecidos pela instituição, mobilizar a comunidade externa para ajudar em algo que a instituição tem carência.
Meus orientados fizeram o diagnóstico dos 'clientes', detectaram o que precisava ser divulgado e que tipo de mobilização seria mais interessante para resolver uma carência. Criaram logomarcas e slogans, desenvolveram releases, boletins, folders, folhetos, foram às rádios divulgar as campanhas, fizeram vídeos, cartazes, camisas e mobilizaram muita gente.
As instituições:
Em Cruz - ASCOMCA, Pestalozzi, Obreiros da Fraternidade, Projeto Cristão Solidário, Abrigo dos Idosos, Comunidade da Baixa da Linha e Clube de Escoteiros.
Em Feira: Lar do Irmão Velho
Em Santo Antonio de Jesus: Hemoba
Em Castro Alves: Lar do Idoso.
A equipe de Feira de Santana envolveu ainda a Federação do Tênis de Mesa e fez um evento esportivo que conseguiu arregadar 400 pacotes de fraldas geriátricas para o abrigo de idosos.


Em Cruz, a equipe que trabalhou com o abrigo de idosos local conseguiu intermediar um desconto de mais de 1.500 reais com uma empresa de fraldas e conseguiu que uma rádio divulgasse uma campanha que incentiva a visitação aos idosos. Também em Cruz uma outra equipe fez campanha numa empresa para arrecadar notas fiscais para a Pestalozzi local e conseguiram 13 mil notas, o que dá à instituição um prêmio de mil reais pelo projeto sua nota é um show de solidariedade do governo estadual.
A ASCOMCA, que cuida de crianças em situação de risco, ganhou uma campanha visando arrecadar alimentos para uma festa de Natal e os alunos conseguiram o apoio da Igreja Adventista, para aumentar a arrecadação.
A associação Obreiros da Fraternidade também ganhou uma campanha para arrecadar alimentos para ajudar nas cestas básicas que eles distribuem agora no final do ano.



O Projeto Cristão Solidário da Igreja Católica ficou conhecido entre os fiéis, que nem sabiam que ele existia, e só com a ajuda deles, arrecadou mais de 100 kg de alimentos.
Em Santo Antonio, a equipe que divulgou o HEMOBA local conseguiu patrocinadores para uma campanha de incentivo a doação e fizeram camisas que ficaram muito bonitas. Veja o vídeo deles.

Ao todo foram dez instituições atendidas. E todos os estudantes foram avaliados não só por mim mas também pelos administradores das instituições, que ficaram satisfeitos com a divulgação e com os resultados da mobilização.
É muito legal ver a universidade agir pelo social e ajudar a mudar a realidade local.
Gosto disso. E durmo feliz, sabendo que meu papel de educadora e de comunicadora se cumpre nessas atividades que unem a teoria à prática.

3 comentários:

Bel disse...

Se todas as disciplinas do ensino universitário mobilizassem os discentes para a ação dentro da educação... ah, nem precisaria de céu, o mundo já seria um!

Parabéns, amiga!!! Continuo sendo sua fã!

Bjoooo

Isa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Isa disse...

Alene, fico empolgada, quando vejo essas coisas, pq a universidade tem mesmo que dar a contrapartida, não é mesmo? E fico mais empolgada ainda quando vejo que você gosta disso, e que acredita, e acredita num mundo melhor, em pessoas melhores, que as coisas podem ser melhores, se cada um se conscientizar do seu papel. Você tem parte nisso, e isso é muito legal.
Um abraço fraterno, te admiro muito. E além de te admirar fico tentando me inspirar com sua atitude boa em relação à vida.