quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Medicina que intimida

Ontem vivi uma experiência diferente. Fui fazer uma core biopsy monitorada por mamografia (um processo que retira pedacinhos do tecido da mama para teste que diagnostica câncer), por conta de uma área suspeita. Confesso que a gente fica temerosa com esses assuntos, mas fui confiante, até ver o ambiente e a forma do exame. Fui recebida em uma sala gelada, com aviso na porta que era local com aparelho de radiação mas nem prestei muita atenção. Uma equipe com três mocinhas (enfermeira e técnicas) e um médico me aguardavam. Uma delas pediu que eu tirasse blusa e sutian e deitasse de bruços na maca, com meu peito direito enfiado em um buraco, que seria olhado por baixo pelo médico e por um aparelho de ultrassom (monitorado por uma das moças). Deitei e fui dar uma 'endireitadinha' no corpo para ficar mais confortável e logo o médico se manifestou, pedindo que eu não me movesse mais. Meu peito ficou preso entre duas peças do aparelho (como em uma mamografia) e eu me vi numa tensão como em poucas vezes na vida. A conversa era de linguagem técnica, procurando o quadrante onde haveria os disparos, números... ok ok, não dá pra entender muito. A maca foi movida, subiu e o médico ficou embaixo e logo senti anestesia e pequenas perfurações com som de pistola a vácuo (a pistola de punção), que retira pedacinhos de nódulos suspeitos. Não deve ter durado mais que meia hora tudo, com curativo ao final. Mas que meia hora tensa. Eu me arrependi de não ter procurado saber mais sobre tal exame e antecipadamente, saber o que me aguardava. Há alguns meses foi uma ressonância de joelhos que me deixou com sensação estranha também. A medicina avança e lidar com máquinas e exames diferentes serão uma constância, mas me intimida essas experiências. Ficou a lição: buscar informações e ver videos que antecipem os procedimentos, assim talvez a tensão diminua na próxima.

Nenhum comentário: